Estudo de Caso: O que nós fizemos para aumentar em até 34% a produtividade (Fazendo o que gera resultados) aqui na Marketing com Lucro

Mais do que te apresentar o que nós fizemos para aumentar nossos resultados e nossa produtividade…

Este estudo tem a real intenção de te mostrar pontos importantes a serem analisados ao implementar um plano de ação nos projetos e processos rotineiros da sua empresa.

Você vai ver o que nós fizemos, como fizemos e como você também pode fazer para aumentar os resultados significativos do seu negócio.

Se você leu o conteúdo anterior a este, o qual eu falei sobre “a importância e os benefícios do plano de ação”, você já tem uma visão mais ampla da sua importância.

Se você ainda não leu, clique aqui para ler antes mesmo de continuar esta leitura.

Ele está organizado em um passo a passo, um verdadeiro plano de ação da nossa organização.

Você vai perceber que não fizemos nada de espetacular, que qualquer outra pessoa não possa fazer.

Aliás, você vai perceber que são ações tão simples, que você poderá começar agora mesmo.

Vamos lá?

Listamos todas as atividades diárias

Há tarefas que você realiza quase todos os dias, como abrir, ler e enviar e-mails, atualizar-se das notícias, organizar o quadro produtivo, desenvolver conteúdo, atualizar as redes sociais, organizar planilhas etc.

É importante que você liste todas, nos mínimos detalhes. Aliás, se você tem uma equipe, é muito importante a colaboração deles nesta listagem.

Exatamente assim nós listamos todas as tarefas que são diárias aqui na agência.

Essa lista nos deu uma visão ampla e clara do que realizamos todos os dias, e essa etapa foi essencial para que pudéssemos organizá-las por ordem de importância em seguida (assunto do próximo tópico).

Com essa listagem, você vai perceber atividades rotineiras que você nem percebia que executava, ou que a sua equipe realizava.

Listamos as atividades por ordem de importância

Se você tem a noção do que é mais importante para o seu negócio crescer, você já tem a mentalidade produtiva, porém, uma empresa apenas sobrevive e cresce com ações (agir).

Se você não sabe quais são as atividades mais importantes para o seu negócio, responda a seguinte pergunta:

O que você precisa fazer para que o seu negócio tenha o crescimento que você traçou como meta?

Foi exatamente isso que fizemos aqui na Marketing com Lucro.

Reunimos todo o time e perguntamos para cada um, o que eles acreditavam ser mais importante a ser feito para que pudéssemos atingir nossas metas, e colhemos insights valiosos que contribuíram muito para os resultados.

O mais interessante é que todos estavam alinhados com o planejamento estratégico da agência.

Definimos os responsáveis por cada atividade

Se você não tem uma equipe, eu tenho algo desanimador para te dizer: Você vai precisar fazer tudo sozinho (Ah vá né kkk).

Mas não desanime tão fácil, pois se você tiver um plano bem definido, você vai perceber que as atividades passam a ficar mais fáceis ou menos difíceis.

Uma coisa é certa, você vai precisar de muita disciplina e energia.

Com todas as atividades listadas e definidas por ordem de importância, passamos a definir os responsáveis por cada uma com base em suas expertises ou mesmo com a facilidade que possuem.

Isso potencializou muito os resultados, pois vai além de dividir as tarefas, você define as atividades certas para as pessoas certas, tornando aquilo mais eficaz e a pessoa responsável mais produtiva.

Construímos um plano de ação para cada atividade e serviço

Se você quer um conselho que vale ouro, aqui vai: Tenha o controle dos seus processos e veja como os seus resultados produtivos e financeiros aumentam.

Por mais que você tenha a prática de determinada atividade que tem múltiplas etapas, você corre o risco ― devido às outras atividades também desempenhadas ― de esquecer alguma, ou mesmo perder o controle por não ter o processo bem definido.

Sabendo disso, começamos a criar um plano de ação simples para cada serviço e atividade rotineira.

Uma espécie de checklist, com um verdadeiro passo a passo do que precisa ser feito de forma bem minuciosa (contendo a importância daquela ação que irá compor o serviço) passou a ser desenvolvido.

Percebemos que isso tornou, principalmente a execução dos serviços prestados, mais produtivo e eficiente. Afinal, você sabe o que precisa ser feito por ordem de importância e tem as pessoas certas para realizá-las.

Definimos um tempo mínimo e máximo para cada atividade

Esta etapa requer de muito cuidado, pois você pode definir tempo de mais ou um período mínimo muito curto.

Esse tipo de definição envolve tempo gasto nas atividades diariamente e o período necessário para finalizar e entregar determinado serviço.

Se você tem uma equipe de colaboradores, pergunte ao responsável por cada atividade determinada, qual o tempo necessário para que ele à realize e de quanto tempo diário ele acredita ser o necessário.

Assim fizemos com o time da Marketing com Lucro. Perguntamos para cada um dos responsáveis por determinada atividade, qual o tempo necessário para que ele pudesse finalizar.

Lembrando que cada membro da nossa equipe, tem mais de uma obrigação, o que faz com que eles determinassem um prazo para cada uma delas, e assim soubessem dividir bem o tempo.

Se você trabalha sozinho, não cometa o erro de começar e só parar quando terminar, principalmente quando se trata de atividades complexas que exige grande esforço mental.

O grande esforço mental, além de prejudicar a efetividade e qualidade, pode causar problemas graves de saúde.

Criamos o tempo de Brainstorm (Formamos um verdadeiro time)

Não temos funcionários… Temos um time, pois um precisa do outro para que as engrenagens da agência continue rodando a todo vapor.

Envolver os seus colaboradores, fazendo com que se sintam parte do negócio, dando-lhes o devido reconhecimento, é algo que poucas empresas fazem e é muito importante. Muito mesmo.

E a melhor forma de fazer com que os seus colaboradores se sintam importantes, é ouvindo o que eles têm a dizer sobre a empresa, o que eles acreditam que precisa de melhorias e o que eles fariam para realizar essas melhorias.

Sabe aquela história que é os olhos do dono que engorda o gado? Pois bem, há controvérsias.

Primeiro que não criamos gado. E segundo que, nem sempre conseguimos ver o que outras pessoas enxergam.

E isso é certo: Duas cabeças pensam melhor que uma, e ninguém cresce sozinho.

Tendo essa consciência, criamos o momento do Brainstorm a cada 15 dias (estamos estudando de realizá-o a cada 10 dias).

A cada 15 dias reunimos o nosso time para discutir, durante o período de 1h30 (uma hora e meia), sobre o andamento da agência; como estão com os clientes atuais; o que eles acreditam que podem melhorar para aumentar os resultados e como eles acreditam que isso tem que ser feito.

Veja, é bem mais do que pedir ou dar palpites, essas pessoas precisam apresentar soluções tangíveis e completas.

Ao final do período de brainstorm, reunimos as ideias que trouxeram uma visão clara e bem objetiva, e com o consenso de todos, começamos o processo de implementação.

Disciplina é o que define os resultados

Mais difícil que criar um planejamento e definir um plano de ação para suas atividades, é manter a disciplina para seguir o seu plano.

Por isso que todos os dias, a primeira coisa a ser realizada por nosso time, é ler a agenda diária e o plano de ação.

Essas ações fizeram com que o resultado produtivo (fazer o que gera resultados) da agência aumentasse em 34%.

Esse aumento nos permitiu rever nossas expectativas e redefinir nossas metas, que passaram ser maiores, porém conscientes.

Viu… Eu não disse que eram ações simples, mas que podem gerar excelentes resultados?

E se você gostou desse conteúdo, você vai gostar ainda mais dessa possibilidade que vou propor a você…

Você gostaria de receber uma análise completa da sua empresa na internet, e ter em mãos um plano de ação para potencializar os seus resultados em vendas e ter uma perspectiva de crescimento lucrativo, antes que a sua concorrência ultrapasse você?

E o melhor… Uma análise e um plano de ação TOTALMENTE GRATUITO.

Se sim, basta CLICAR AQUI para saber o que você precisa fazer.

Te vejo do outro lado 🙂

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar