Descubra a importância e os benefícios extraordinários de ter um plano de ação para todos os seus projetos.

Mais do que te apresentar os benefícios e a importância do plano de ação…

Este artigo também tem o objetivo de fazer com que você, daqui pra frente, comece a criar um plano de ação para todos os seus projetos e desfrute dos resultados extraordinários que essa organização de processos e etapas podem gerar.

Ele está embasado em pesquisas e também na forma como nós, aqui na Marketing com Lucro, melhoramos os nossos resultados depois que passamos a agir de forma planejada.

Eu acredito que você esteja em uma dessas posições no momento:

1- Você está em fase inicial de um negócio, e por isso não quer queimar a largada e correr o risco de levar a sua grande ideia ao fundo do poço.

2- Você é um empreendedor que está buscando organizar os processos do seu negócio, ou mesmo teve novas ideias para alavancar os resultados da sua empresa e entregar melhores resultados aos seus clientes, por isso quer agir de forma certa e otimizar seus processos.

3- Ou talvez você esteja apenas querendo ter conhecimento da importância de se ter um plano de ação bem estruturado e estratégico.

Seja lá qual for a sua posição, a única coisa que importa é que você está no caminho certo.

Para efeitos de conhecimento: O que é um plano de ação?

Sem delongas; Um plano de ação é uma ferramenta de gestão utilizada para o planejamento e acompanhamento de atividades que precisam ser desenvolvidas para se atingir uma meta específica.

Ou seja, um plano de ação indica tudo que precisa ser feito e como será feito a fim de atingir com êxito determinada meta.

Normalmente é um documento em formato de tabela ou lista, que contém as etapas que precisam ser concluídas, e seus efeitos, para a finalização de um projeto.

Não existe um modelo específico. Um plano de ação pode ser simples com poucas informações ou mais complexo com maiores informações. O que vai determinar a sua complexidade é a característica do projeto.

Além de definir as atividades que são necessárias para se atingir uma meta específica, um plano de trabalho também…

… Estabelece prazos realistas para cada atividade,
… Tem o controle dos recursos necessários (tempo e dinheiro)
… E definem as pessoas que serão responsáveis para execução de cada atividade necessária.

As razões pelas quais um plano de ação é importante

Todo empreendedor de sucesso sabe que para ir de um ponto A para o ponto B, ele precisa de um plano que lhe mostre de forma clara e objetiva qual o caminho ele deve seguir.

Isso quer dizer que o caminho para um negócio lucrativo requer um planejamento de todas as ações.

E nas próximas linhas você terá muitos motivos para terminar essa leitura e começar a planejar suas ações.

E se você fizer isso de forma bem estruturada, eu posso prever e dizer que você terá grandes resultados.

1- Você tem a organização de todo o processo

Uma das principais causas que diferem as grandes empresas com crescimento constante, das que enfrentam problemas para evoluir, são as organizações internas.

A organização é importante em toda e qualquer empresa, e um plano de ação é um exemplo de organização que proporciona ao responsável o controle de todas as atividades e das pessoas que estão envolvidas no projeto.

Você tem as atividades importantes; as pessoas que ficarão responsáveis por cada atividade; os detalhes específicos de todos os passos; os recursos necessários; e por fim os prazos de entrega.

Essa organização proporciona produtividade aos envolvidos e qualidade nos serviços prestados, e quem mais se beneficia é a empresa.

2- Facilidade para identificar medidas de sucesso

Um plano de ação é como um GPS que te guia ao seu destino, por isso você tem o controle do tempo e sabe o caminho que será percorrido até atingir a sua meta.

Por conta deste controle, você consegue identificar com mais clareza e facilidade as medidas de sucesso.

As medidas de sucesso é uma maneira de medir o progresso das etapas rumo a meta final.

Por exemplo: Se você está desenvolvendo um projeto para levar o site da empresa às primeiras posições para buscas relevantes, há várias etapas que precisam ser executadas para se concluir este projeto, como:

… Melhorar o desempenho de carregamento do site;
… Aplicar as estratégias de SEO;
… Desenvolver bons conteúdo etc;

Cada uma dessas etapas tem suas medidas de sucesso, e essas medidas podem ser levantadas e analisadas para garantir que se atinja o seu objetivo de levar o site às primeiras posições para buscas relevantes.

3- Diminui a taxa de erros e riscos

Ninguém quer errar, mas infelizmente ninguém consegue escapar do erro, afinal, errar faz parte da vida, e o erro é um dos maiores professores.

(Com certeza você já deve ter ouvido a frase: “É errando que se aprende”.)

Por mais que não podemos escapar do erro, com um plano de ação é possível evitar alguns e diminuir os riscos que podem prejudicar o andamento do projeto.

Como isso é possível?

Um plano de ação bem estruturado vai te dar a possibilidade de visualizar possíveis obstáculos (problemas) e se planejar para superá-los.

Portanto, quanto mais preparado você estiver, melhor será a sua desenvoltura à medida que eles surgem. Por isso, é importante que você seja o mais minucioso possível na definição do seu plano.

4- Facilita a definição de prioridades

Aqui na Marketing com Lucro a definição de prioridades é o princípio de produtividade.

Fazer o que é mais importante, na maioria dos casos, é fazer o que gera mais resultados, e com um plano de ação você consegue identificar suas prioridades, e ainda defini-las por ordem de importância.

Muitos empresários perdem bastante tempo e dinheiro por não terem uma definição de prioridade; focam nas atividades erradas, ou melhor, nas atividades que não geram os resultados necessários.

Um exemplo são os empresários nas redes sociais que estão trabalhando para aumentar as taxas de curtidas, comentários e compartilhamentos, ao invés de redirecionar suas forças para ações que trazem retorno financeiro para a empresa e satisfação ao cliente.

5- Ele cria propriedade e responsabilidade nos envolvidos

Mas importante do que definir as pessoas que farão parte do projeto, é torná-las responsáveis ao ponto de se sentirem envolvidas como se fossem proprietárias do projeto.

Quando as pessoas estão verdadeiramente envolvidas no desenvolvimento de um plano de ação, elas tendem a contribuir com sugestões realistas sobre determinadas coisas que muitas vezes elas têm o domínio; além de se dedicarem com mais afinco, o que torna o desenvolvimento das tarefas mais produtivas e eficientes.

Se você sente que os seus colaboradores não estão envolvidos no seu projeto, procure torná-los parte importante compartilhando suas ideias e pedindo com que eles contribuam com sugestões.

6- Você evita desperdícios de tempo, dinheiro e energia

Tempo, dinheiro e energia são ativos valiosos para qualquer empreendedor. Desperdiçar esses ativos é o mesmo que jogar fora grandes oportunidades por falta de foco.

Você não quer perder tempo com coisas sem importância; Não quer desperdiçar dinheiro com bobagens e não quer gastar energias com coisas que não trazem retorno.

Independente de qual estágio você esteja, ― seja começando um novo negócio ou mesmo tocando uma corporação com experiência no mercado ― tempo, dinheiro e energia são ativos que você precisa cultivar.

Com um plano de ação você direciona esses ativos para atividades e tarefas importantes que trarão retorno para a empresa.

7- Você tem poder de ação ágil em caso de mudanças inesperadas

Você já teve a sensação de que os dias estão passando mais rápidos? Pois bem, eu também tenho essa sensação. Talvez isso aconteça devido a velocidade com qual as coisas se atualizam.

Algumas coisas podem não sair como planejadas, e isso nem sempre quer dizer que você perdeu o controle do processo.

Novas empresas surgem a todo momento com modelos de negócios disruptivos, causando alvoroço nos mercados exigindo das empresas atualizações inesperadas (apesar da maioria não se atentarem a isso, ou mesmo não darem importância). E é neste momento que nós vemos quais empresas estão realmente estruturadas.

Um plano de trabalho proporciona aos envolvidos uma visão de futuro, afinal, ele também é desenvolvido com base em análise de mercado. E se você não sabe para onde o mercado está indo, você sempre será o segundo.

Esta visão além de lhe fornecer a possibilidade de se preparar para o que está por vir, também te da a oportunidade de antecipar as novidades e sair na frente dos demais concorrentes.

8- Você potencializa seus resultados aumentando a porcentagem de acertos

Esse tópico é a junção dos tópicos anteriores, afinal, com tantos benefícios que um plano de ação vai te proporcionar, seus resultados sem dúvidas serão maiores. Ou seja, as suas chances de ter sucesso em seus projetos aumentam de forma exponencial.

E aí… quer mais motivos para começar a criar planos de ações para os seus projetos e até mesmo para os processos rotineiros da sua empresa?

Esses são todos os benefícios que uma empresa precisa cultivar para se alcançar o sucesso.

Nós sabemos e estamos sentindo a importância do plano de ação nos processos aqui na agência e com os nossos clientes.

Por isso resolvemos compartilhar com você o que nós fizemos para melhorar nossos resultados financeiros e produtivos.

Leia agora mesmo o nosso case de implementação de um plano de ação clicando aqui.

banner importância do plano de ação

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar