WhatsApp Business: Conheça todos os recursos e benefícios que a versão do aplicativo irá proporcionar para você.

Segundo o próprio WhatsApp (através do seu blog), pouco mais de 1,3 bilhão de usuários utilizam o aplicativo todos os dias para se manterem conectados com familiares, amigos, clientes e empresas.

Um estudo da Morning Consult revelou que mais de 80% das pequenas empresas, na Índia e no Brasil (onde o número de usuários do aplicativo são mais maiores), dizem que o app os ajuda a se relacionarem com seus cliente e a crescerem seus negócios.

O uso do WhatsApp por empresas cresceu de forma gigantesca nos últimos anos. E entendendo a importância que o aplicativo tem para esses negócios e ao mesmo tempo a sua forma rudimentar para empresas…

No dia 5 de setembro de 2017, a equipe do WhatsApp publicou no blog da empresa que estavam em fase de desenvolvimento de uma versão business do aplicativo.

E se você estava aguardando o lançamento do WhatsApp Business, a sua espera chegou ao fim. A versão business do aplicativo de mensagens mais famoso no mundo, que estava em fase experimental com algumas empresas selecionadas, acaba de ser lançada.

O WhatsApp Business já está listado na Google Play Store, e você já pode baixar ele clicando aqui.

Centenas de empreendedores já aguardavam de forma ansiosa por sua chegada, afinal o WhatsApp tem sido utilizado por muitos empreendedores como um canal de comunicação e relacionamento com o cliente e possível cliente.

Inicialmente a versão business chega para fortalecer as empresas de pequeno e médio porte e seus clientes.

A empresa (WhatsApp) estuda o desenvolvimento da versão “Enterprise” que será oferecido a empresas de grande porte, mas ainda não há nada definido

Em comparação com a versão utilizada atualmente, veja o que muda e o que não muda, e quais benefícios a versão para empresas proporciona.

As funcionalidades do WhatsApp Business

Apresente a sua empresa: Você poderá criar um perfil comercial e profissional

cadastro whatsapp-business

Fonte: Android Police

Com a versão business você poderá criar perfis comerciais e profissionais, compartilhando com seus clientes e possíveis clientes, informações úteis como: Endereço, uma descrição sobre a empresa, e-mail e website.

Ainda não se sabe ao certo se será possível compartilhar no perfil informações com mais detalhes, como horário de funcionamento e preço, assim como já existe no Facebook.

Essa possibilidade pode garantir ações mais rápidas dos seus possíveis clientes, assim como também ajudará a gerar confiança na empresa.

Responda Instantaneamente: Agora é possível automatizar suas mensagens

agendamento de mensagem whatsapp business

Fonte: Android Police

A nova versão do aplicativo permite que você crie mensagens automatizadas, como por exemplo mensagens de ausência para quando não conseguir responder os seus clientes, ou mensagens de saudações para apresentar a sua empresa assim que um cliente entrar em contato.

Basta escolher no calendários dias e horários em que você não estará disponível e definir uma mensagem que será padrão para todos os clientes.

Com esta funcionalidade da versão business seus cliente poderão ter informações claras, o que pode facilitar a compreensão em caso de ausência. Afinal, enviar mensagens para alguém que demora horas para responder é muito ruim.

Tenha o total controle: Agora você terá acesso as estatísticas do fluxo de mensagens.

métricas do WhatsApp business
Fonte: Android Police

Está funcionalidade da versão business é muito importante, afinal a otimização deve ser constante e ela deve estar baseadas em dados.

Agora você poderá ter acesso as métricas importantes como: número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Agora será possível entender o que está, e o que não está funcionando para a empresa com base nas mensagens que forem lidas, podendo potencializar e replicar a estratégia de comunicação que está funcionando.

Segurança ao usuário: Aviso do tipo de perfil

sele de confirmação whatsapp business

Agora os empreendedores terão recursos que facilitam a comunicação com o cliente, e os consumidores terão mais segurança, pois terão a certeza de que estão interagindo com perfis totalmente profissionais e seguros.

Para evitar fraudes, o aplicativo vai verificar a legitimidade das empresas, e aquelas que forem aprovadas na verificação irão receber o “selo de verificado” igual a este aqui  selo de confirmação de conta business no whatsapp.

Este selo informa ao usuário de que se trata de um perfil comercial.

Migração de Conversas

migração de conversas whatsapp business

Fonte: Android Police

Conforme os termos de uso do app, com a versão business do aplicativo você poderá migrar conversas antigas.

Facilite o seu trabalho: Você poderá salvar um template

A versão business contará com a ferramenta de respostas rápidas que permitirá que você salve as mensagens que são enviadas com mais frequência, para utilizá-las para responder, mais depressa, as perguntas mais comuns que a sua empresa receber.

Esta funcionalidade irá otimizar o seu tempo. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois é preciso levar em consideração a personalização. Ou seja, cada cliente é único e necessita, muitas vezes de respostas únicas.

Portanto, certifique-se de que você criou um modelo de respostas, para as perguntas mais comuns, que sirva para todos e não pareça ser superficial.

Estas são as funcionalidades e os seus benefícios que você poderá fazer uso com o WhatsApp Business.

Ainda com todos esses novos recursos, continua valendo as dicas de boas práticas que cito neste artigo aqui:

Atendimento ao cliente pelo WhatsApp | 8 Dicas estratégicas para a sua empresa se beneficiar com o aplicativo.

Agora veja, o que muda e o que não muda, fazendo um comparativo entre as duas versões (pessoal X business).

Quais serão os requisitos para um empresa utilizar o WhatsApp Business?

Momentaneamente somente pessoas jurídicas proprietárias de empresas de pequeno e médio porte poderão fazer uso da versão business.

Mas, segundo informações do escritório do WhatsApp no brasil, microempreendedores individuais devidamente cadastrados como MEI também poderão fazer uso do sistema.

E como já dito no começo deste texto, a empresa estuda o desenvolvimento da versão “Enterprise” que será oferecido a empresas de grande porte, mas ainda não há nada definido

Terei que trocar o meu número para utilizar a versão business do WhatsApp?

Ao menos que você desvincule o seu número da sua conta atual… Sim, você terá que trocar o seu número.

Mesmo que você hoje utilize a versão atual, será necessário desvincular a sua linha de telefone da sua conta atual do WhatsApp para que seja possível cadastrar o mesmo número na versão para empresas.

Será possível utilizar esta versão em todos os celulares?

Assim como o aplicativo atual, a versão business do WhatsApp só poderá ser utilizada em celulares com sistema Android.

Ainda não se sabe quando será lançado uma versão do aplicativo para dowload em sistema IOS (Iphones)

Atenção:

Se você é uma pessoa física você não precisará fazer exatamente nada; você poderá conectar-se com as empresas através do seu aplicativo atual. Apenas pessoas jurídicas — proprietárias de pequenas empresas — que querem fazer o uso da versão, terão que fazer o Dowload do novo aplicativo.

Será possível utilizar o WhatsApp Bussiness na versão Web?

Quanto a isso nada mudará… Você poderá sim, utilizar a versão business pelo seu computador para receber e responder as mensagens.

Lembrando que para utilizar o WhatsApp Web você precisa usar a versão mais recente do Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Edge como navegador em seu computador.

Terei que pagar para utilizar a versão Business do aplicativo?

Não. A nova versão será totalmente gratuita.

No entanto, segunda uma entrevista que prestou ao Wall Street Journal, o chefe de operações do WhatsApp, Matt Idema, afirmou que futuramente eles pretendem cobrar pelos serviços, mas que não tem detalhes da monetização.

E você… Acredita que essa nova versão do aplicativo vai ser benéfico para o seu negócio?

Acredita que ele poderá te ajudar a potencializar seus resultados em vendas?

Deixe o seu comentário abaixo, o seu feedback é super importante.

O WhatsApp é apenas um dos meios de comunicação utilizado por algumas empresas para alavancar o volume de vendas.

O potencial de crescimento que a internet pode proporcionar ao seu negócio, se você utilizá-la de forma estratégica e estruturada, é gigantesco.

Para empreendedores que querem aumentar os seus resultados em vendas e os lucros pela internet, nós criamos o projeto “Análise Lucrativa Gratuita”…

Quer saber como você pode receber a sua análise? Clique aqui ou na imagem abaixo.

banner para construção de presença online benefícios do marketing de conteúdo

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar